segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Falta compromisso e opções de verdade na política de Almino Afonso

 

Muito bem, conterrâneos. É simples a gente atacar as pessoas, falar mal de uma administração, mas também isso faz parte da democracia e quem está no poder sempre vai receber elogios, e críticas ainda mais. Até porquê, o gestor tem a obrigação de manter uma boa convivência com a população diante das críticas e denúncias. Ele deve explicações e tem a obrigação da prestação de contas da coisa pública. O gestor deve corresponder aos anseios do povo, mas dentro do limite que a gestão pública permite, considerando a legalidade, a impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, dentre outros princípios que norteiam a Administração Pública.
Contudo não vejo hoje na cidade uma oposição firme e com compromisso. Vejo que carece de um nome novo de fato com sentido e vontade de mudança pra melhor. Como também a atual gestão apenas cumpre o simples papel da manutenção do poder com objetivo de perpetuar a família usufruindo da coisa pública, claro que outros também usufruem das benesses, como todos sabem, não precisamos ser hipócritas em negar o fato.
Por outro lado, o problema em Almino Afonso é que querem criar ídolos e salvadores da pátria antes mesmo de mostrar a cara e dizer o que queres de de fato e o que pretende fazer para melhorar a cidade. Não adianta o povo querer adorar um santo que nem se quer foi beatificado. Falo isso, devido a essa pretensão e bajulação que se tem visto com relação a vinda do agora Dr. Netinho, ou melhor, Netinho de Caquinho, como sempre foi conhecido, uma pessoa boa,inteligente, audacioso, mas infelizmente sem nenhum serviço, pelo mais simples que seja, prestado a cidade, ou melhor, a nenhuma pessoa da cidade, sejamos sinceros. Mostre algo que Dr. Netinho, ou melhor, a pessoa de Netinho (algum projeto, ideia, audiência pública, etc) realizou na cidade? Por exemplo, eu posso citar que o jovem Danilo Bezerra prestou um grande serviço a comunidade do sítio Três Altos, com a biblioteca que ele disponibilizou a comunidade em sua própria casa. Será que Dr. Netinho realmente tem a vontade e o compromisso de tentar mudar a realidade da cidade; de querer enfrentar uma força como a do Dr. Bernardo, que muitas vezes, é uma força desleal e desproporcional, pois concentra todos os lados e correntes; consegue ludibriar pessoas, consegue fazer instituições se renderem ou servirem aos seus caprichos e que divide famílias. Então, o que Netinho quer e o que ele pretende, para entrar nessa política contra os Abéis, se na eleição de 2012 ele ficou em cima de muro e seu irmão votou em Lawrence? Na política, um cidadão tem que ter lado, mesmo que não seja o melhor, isso e o que muitos falam, posso até não concordar com esse ditado popular.
Queria eu acreditar numa boa intenção do Dr. Netinho, mas tenho minhas dúvidas, pois até o momento ele não mostrou a cara de fato, apenas conversa em rodas de bebedeira e esquina e do blog. Isso não constrói uma mudança em lugar nenhum e muito menos numa cidade em que a política é sebosa e que custa caro. Uma cidade como em outras, onde quem manda na política é o poder econômico e o assistencialismo sem clareza. Numa cidade que o agiota patrocina a eleição e depois recebe as benesses, através de parte da cota destinada ao município e que se desvia através dos vários cheques da prefeitura que passeiam de mão em mão de particulares, na cidade e na região. Será que o povo de Almino Afonso realmente quer mudança? Eu, sinceramente, não vejo isso, vejo apenas o contrário, querem permanecer no status quo, ou seja, manter os mesmos no poder e viver das migalhas, do assistencialismo e da bajulação que muitos estão acostumados a vangloriar. Então, se Dr. Netinho quer mudar essa realidade, acredito que não será apenas com a pretensão de ser candidato em 2016. E a oposição formada, o que tem dito, o que o povo da oposição quer e diz sobre isso? E pra falar da forma que a política funciona, não tem como fugir disso: será que não existe o simples diálogo das bases. As bases foram consultadas por Dr. Netinho? O povo foi consultado de alguma maneira? Qualquer cidadão tem o pleno direito de ser candidato, tem sim, é claro, contudo, um candidato precisa primeiro dialogar com os líderes (infelizmente é assim que funciona) e com a comunidade em geral. E todo candidato deve ter uma história construída, não tem como surgir da noite pro dia. Por exemplo, embora os Abéis tenham suas máculas e erros gritantes, eles se originaram de um grande líder que foi Abel Velho, isso não tem como negarmos. E Dr. Netinho, surge de onde, apenas da vontade de melhorar ou, me desculpe, da ganância do poder e do dinheiro, pois sabemos disso na política, estou errado? Será que na cidade não existe alguém com outra formação acadêmica e com condições e pretensões? Será que somente um Dr. da medicina pode ser candidato?

Por fim, cabe a Dr. Netinho, ou melhor Netinho de Caquinho, primeiro mostrar a cara (dialogar) e não apenas ser criado a partir da bajulação pelo seu status quo.

Ass.

Um Gestor Público.