domingo, 29 de julho de 2012

Geralcina Carlos de Castro - primeira mulher eleita prefeita (quinto) pelo município de Almino Afonso/RN


Geralcina Carlos de Castro, natural do município de Almino Afonso-RN, nasceu no dia 26 de junho de 1934. É filha do senhor Sátiro Agripino de Castro e da senhora Alcina Carlos da Silva e viúva do senhor Abel Belarmino de Amorim. Deixou os bancos escolares quando ainda cursava o primário e dedica-se, até hoje, a sua família e às prendas domésticas.

Em 15 de novembro de 1972, foram realizadas eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, as quais, a partir daí, voltaram a coincidir, o mesmo acontecendo com a duração dos mandatos. A Senhora Geralcina Carlos de Castro, candidata a prefeita, que tinha como companheira de chapa a professora Maria do Carmo Alves, recebeu 759 (setecentos e cinqüenta e nove) votos.

Os senhores Adelgimar Diniz Rocha, candidato a prefeito e Jurandir de Oliveira Leite, candidato a vice-prefeito, formavam a chapa adversária, obtendo o voto de 691 (seiscentos e noventa e um) eleitores.
           
Em 31 de janeiro de 1973, repetia-se o que só havia ocorrido, até então, no dia 31 de janeiro de 1955, ou seja, as posses, no mesmo dia, da prefeita Geralcina Carlos de Castro, da vice-prefeita Maria do Carmo Alves e dos vereadores João Cordeiro Filho (Presidente); Nestor Rodrigues de Oliveira (Vice-Presidente); Manoel Nascimento de Paiva (Primeiro Secretário); Francisco Benício Maia (Segundo Secretário); Fausto Carlos da Silva; Francisco Alves da Silva e Nelson Almeida da Costa, todos eleitos para um mandato que se findaria em 30 de janeiro de 1977.
           
Dois anos depois, o vereador Manoel Nascimento de Paiva foi eleito, por seus pares, presidente da Câmara Municipal de Almino Afonso-RN, sucedendo assim o vereador João Cordeiro Filho.
             
A senhora Geralcina Carlos de Castro e a educadora Maria do Carmo Alves, como podemos observar, foram as primeiras mulheres a se candidatarem e se elegerem prefeita e vice-prefeita, respectivamente, pelo município de Almino Afonso-RN.  

Fonte: ALMINO AFONSO-RN. NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA. Livro escrito por Cleilson Carlos.