segunda-feira, 16 de julho de 2012

Abel Belarmino de Amorim - terceiro prefeito eleito pelo município de Almino Afonso/RN


Abel Belarmino de Amorim nasceu no Sítio Poço, no município de Almino Afonso-RN, em 09 de junho de 1931 e faleceu em 20 de dezembro de 2004. Era filho do senhor Francisco Belarmino de Melo (Chico Belo) e da senhora Joana Nunes de Amorim e foi casado com a senhora Geralcina Carlos de Castro. Cursou até o terceiro ano primário, e desenvolveu as profissões de agricultor, pedreiro e motorista.
Concorreu ao cargo de prefeito de Almino Afonso-RN na eleição que se realizou no dia 24 de janeiro de 1965, na qual obteve 878 (oitocentos e setenta e oito) votos, e o candidato a vice-prefeito que o apoiou, o senhor José Carlos de Andrade Filho (Nego Zé), obteve 735 (setecentos e trinta e cinco) votos. Dois outros candidatos concorreram ao cargo de prefeito: o Senhor Felinto de Paiva Gadelha, que contou com o voto de 452 (quatrocentos e cinqüenta e dois) eleitores e teve o apoio do senhor José Carlos de Amorim, candidato a vice-prefeito, votado por 488 (quatrocentos e oitenta e oito) eleitores; o terceiro concorrente foi o senhor Nestor Rodrigues de Oliveira, que obteve 180 (cento e oitenta) votos e contou com o apoio do senhor Severino Ramos, candidato a vice-prefeito, o qual recebeu o voto de 291 (duzentos e noventa e um) eleitores.
Eleitos, os senhores Abel Belarmino de Amorim e José Carlos de Andrade Filho foram empossados no dia 31 de janeiro de 1965, sete dias depois do pleito, e cumpriram seus mandatos ate 30 de janeiro de 1970.
Na época, a Câmara Municipal era composta por cinco vereadores titulares e cinco suplentes, todos eleitos no pleito realizado no dia 07 de outubro de 1962 e empossados em 31 de janeiro de 1963, para o mandato que se findaria em 30 de janeiro de 1967. Os titulares eram: José Carlos de Amorim (Primeiro Vice-Presidente); José Alexandrino de Lima (Segundo Vice-Presidente); Francisco da Silveira Barros (Primeiro Secretário); Wilson Nunes dos Reis (Segundo Secretário) e Nestor Rodrigues de Oliveira. Os suplentes pela ordem, eram: Petronilo Augusto de Paiva, Severino Ramos, José Airton Nobre, Francisco Manoel de Oliveira e Laíre Cordeiro de Oliveira. Esses suplentes assumiram porque a senhora Geralcina Carlos de Castro, primeira mulher a se eleger vereadora pelo município de Almino Afonso-RN, e os vereadores José Francimar de Souza Leite, Antônio Carlos de Paiva, Pedro de Paiva e Celso Sinval Câmara tinham perdido os mandatos sob a alegação de terem faltado a mais de sessenta sessões. Eles questionaram o assunto na justiça, na qual se defenderam sob a justificativa de que não haviam tomado conhecimento da realização dessas sessões. O vereador Wilson Nunes dos Reis renunciou ao mandato e assumiu em seu lugar o suplente Miguel Evangelista da Silva.
Fonte: ALMINO AFONSO-RN. NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA. Livro escrito por Cleilson Carlos.