sábado, 5 de maio de 2012

Eu, a chuva e a EMPARN !


A EMPARN bradou em toda imprensa falada e escrita do Estado do Rio Grande do Norte que, no ano de 2012, as chuvas seriam de mesma intensidade ou até em maior índice pluviométrico do que no ano de 2011. É só ler jornais, blogs do início do ano de 2012 e verá as pífias previsões da EMPARN.
ERROU FEIO !!! No ano de 2011, até o dia 05 de maio, já havia chovido 974 mm e agora em 2012 só choveu até hoje, 05 de maio, 578 mm (chuvas má distribuidas).
Agora, em meio ao sofrimento dos sertanejos e de moradores de muitas cidades, por falta de chuvas, vem a EMPARN novamente querer brincar de adivinhação bradando em toda imprensa que no ano vindouro, em 2013, será um ano de SECA . Dizem, os sertanejos, que a ACAUÃ quando canta é porque está chamando a seca pro sertão. E a EMPARN, com suas previsões, estará augurando também ? Eu acredito mais no canto retumbante da Cuan - Cauã - Acauã, não importa, o que importa é seu belo canto ecoando nas serras...
Coloquei, no final de 2011 / início de 2012, uma matéria - intitulada: "Cadê a Barra do Natal" em alguns blogs da região oeste do Rio Grande do Norte mostrando que observei a experiência sertaneja da Barra do Natal e que a mesma não apareceu no dia 25/12/211, dia de Natal, constituindo-se num grande indicativo de ano seria fraco de chuva e de pouca produção no sertão nordestino. O dia 02 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candêia neblinou (indicativo de seca para o sertanejo) e veio o dia de São José para sacramentar e confirmar todas experiências do sertanejo de que teríamos um ano de seca.
Só a EMPARN teima em brincar de adivinhação !
Não seria melhor o Governo Estadual pegar o dinheiro que gasta com a (inútil) EMPARN e investir em contrução de açudes, barragens, poços, adutoras e irrigação para os pequenos agricultor es ?
Os Sertanejos venceram a queda de braço com os pseudocientistas em relação ao inverno de 2012 !
E agora, EMPARN, o que tens a dizer?
Se desculpar, pelo menos, né!

Inté,

Prof. Geilson Carlos